Ensinar a história do Brasil sem vergonha das raízes
A carta de Caminha, a primeira missa e a Terra de Santa Cruz fazem parte de quem somos, assim como a escravidão, e a escola deve ensinar tudo.
Este é um artigo de opinião. Ele reflete as ideias do autor, não necessariamente as da Revista Terra de Santa Cruz.

No domingo 26 de abril de 1500, o frei Henrique de Coimbra celebrou uma missa num ilhéu da baía onde a frota de Cabral ancorou, no litoral da atual Bahia. O relato está na carta de Pero Vaz de Caminha ao rei D. Manuel. Segundo Caminha, a missa “foi ouvida por todos com muito prazer e devoção”.
A mesma carta, guardada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, registra os primeiros nomes. Cabral chamou o monte avistado de Monte Pascoal e a terra de Terra de Vera Cruz. Caminha datou o texto de 1º de maio, “deste Porto Seguro, da vossa ilha da Vera Cruz”.
Nos anos seguintes, documentos e mapas passaram a falar em Terra de Santa Cruz. Só depois se firmou o nome Brasil, associado ao pau-brasil.
Uma história de muitos povos
Dessa origem vem o nome desta revista, e dela não há do que se envergonhar. A fé cristã chegou com os portugueses e marcou a língua, o calendário, as festas e a arquitetura do país. Negar isso seria apagar uma parte do que somos.
Mas o Brasil não nasceu só de Portugal. Aqui já viviam muitos povos indígenas, com línguas e crenças próprias. Milhões de africanos foram trazidos à força e escravizados.
Eles deixaram marcas profundas na música, na comida, na religião e no próprio catolicismo popular. Depois vieram imigrantes da Itália, da Alemanha, do Japão, do Líbano e de tantos outros lugares.
A lei já pede esse retrato completo. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) manda que o ensino de História considere as contribuições “das matrizes indígena, africana e européia” na formação do povo. Desde 2008, a lei também torna obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena.
Feridas também se ensinam
Ensinar sem vergonha não é ensinar sem honestidade. A escravidão durou mais de três séculos no Brasil. Só acabou em 13 de maio de 1888, com a Lei Áurea. Essa ferida também é nossa história e precisa ser contada com a mesma seriedade das conquistas.
O desafio é fugir dos dois extremos. Uma história só de glórias forma cidadãos ingênuos. Uma história só de culpas forma cidadãos sem raízes. O aluno pode ler a carta de Caminha e os relatos sobre a escravidão, conhecer as igrejas barrocas e os quilombos.
A própria carta ajuda a ensinar com equilíbrio. Caminha descreve com curiosidade e admiração os indígenas que encontrou. E já anuncia a intenção missionária: “o melhor fruito que nela se pode fazer me parece que será salvar esta gente”. O texto permite discutir fé, encontro, conquista e suas consequências, tudo na mesma aula.
O que dizem os que discordam: Para os defensores de uma revisão crítica, a história escolar contou por muito tempo o país pelo olhar do colonizador. Rever as narrativas nacionais seria necessário para incluir indígenas, africanos e outros grupos esquecidos.
O ponto é justo, e essa revisão já trouxe ganhos reais. Mas incluir não precisa significar apagar. A escola pode ensinar a primeira missa e a resistência indígena, os santuários e os quilombos. Um povo que conhece suas raízes inteiras, com luzes e sombras, tem mais condições de construir o futuro em comum.
Fontes
- Carta de Pêro Vaz de Caminha, 1º de maio de 1500 (transcrição) — Arquivo Nacional da Torre do Tombo
- De “Ilha da Vera Cruz” a “Brasil” — Revista Antíteses (UEL)
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), arts. 26 e 26-A — Planalto
- Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008 — Planalto
- Lei nº 3.353, de 13 de maio de 1888 (Lei Áurea) — Planalto


